Um mês dedicado à fortalecer o diálogo e o cuidado com a saúde mental
O Setembro Amarelo é uma campanha iniciada em 2015 no Brasil e tem como principal objetivo conscientizar a sociedade para a importância de ouvir com empatia e dar apoio às pessoas em sofrimento emocional.
O dia 10 de setembro é oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas as ações acontecem durante o mês inteiro. Além de iluminar espaços com a cor amarela, escolhida como símbolo por representar luz e acolhimento como valorização da vida, a campanha promove palestras educativas, com muitos debates sobre o assunto e iniciativas que buscam quebrar tabus e reduzir estigmas.
Saúde mental e saúde financeira caminham juntas Muitos são os gatilhos que despertam nas pessoas um mal estar emocional. Muitas vezes os desafios
financeiros impactam diretamente a saúde mental. A preocupação com dívidas ou a falta de planejamento pode gerar ansiedade e afetar a qualidade de vida. Da mesma forma, quando a mente não está em equilíbrio, é mais difícil tomar decisões conscientes sobre o uso do dinheiro. Por isso, falar
de saúde mental também é falar de saúde financeira. Ambas se complementam e precisam ser tratadas com atenção.
Conversar pode mudar vidas
A cada novo ano, o movimento ganha mais força e mostra que o diálogo é essencial. Quando abrimos espaço para escutar e acolher, presenteamos alguém com a oportunidade de não se sentir sozinho em sua dor. Esse é o convite da campanha de 2025, que reforça como uma conversa pode transformar realidades e salvar vidas.
O CVV (Centro de Valorização da Vida) é gratuito, voluntário e totalmente sigiloso. Disponível 24 horas por dia, pelos canais de atendimento:
● Telefone: 188
● Site: www.cvv.org.br, com chat online, e-mail e informações adicionais
Se você ou alguém próximo estiver passando por um momento difícil, não hesite em procurar ajuda. A Cooperbombril apoia essa causa e acredita que falar sobre saúde mental é imprescindível. O cuidado ao escutar quem precisa e o respeito ao próximo, são atitudes que todos podemos cultivar em nosso dia a dia. Que essa iniciativa seja um lembrete de que cada gesto de atenção pode fazer diferença e de que a vida sempre merece ser valorizada.



