Pular para o conteúdo

Por que o emocional e o equilíbrio financeiro caminham lado a lado?

Compartilhe:

Cooperbombril faz um alerta para a relação entre saúde mental e finanças

 

 

O mês de janeiro passou e com ele as campanhas de conscientização à saúde mental (Janeiro Branco), o famoso “olhar para dentro”, colocando a saúde mental no centro das atenções. Mas porque esse assunto é tão importante não somente em janeiro, mas sim ao longo de todo ano?

A saúde mental é um dos maiores desafios de saúde pública atualmente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 1 bilhão de pessoas no mundo vivem com transtornos mentais, como ansiedade e depressão, que são também duas das principais causas de incapacidade.

No Brasil, estudos e levantamentos mostram um crescimento contínuo nos casos de ansiedade, depressão e outros transtornos, e um aumento expressivo nos afastamentos do trabalho por problemas de saúde mental.

Embora os dados possam parecer frios, cada número representa uma pessoa, um filho, um pai, um amigo ou colega, e reflete como nossa sociedade enfrenta desafios emocionais profundos no cotidiano.

 

O estresse financeiro é um problema

A relação entre dinheiro e bem-estar emocional é real e cientificamente comprovada. Estudos mostram que o estresse financeiro como falta de economias, dívidas ou insegurança sobre o futuro financeiro está associado a piora da saúde mental, incluindo sintomas de ansiedade e depressão.

Como cooperativa, a Cooperbombril sabe que o bem-estar financeiro dos seus cooperados é fundamental para o equilíbrio de uma comunidade cooperativista. Quando a saúde mental está fragilizada, a tomada de decisões, inclusive sobre finanças pessoais, pode ficar mais difícil. E, do outro lado, inseguranças financeiras podem agravar o estresse emocional.

 

Por isso, alguns cuidados simples ajudam no dia a dia:

  • Reconheça sinais de esgotamento e ansiedade durante sua jornada.
  • Estabeleça metas financeiras realistas, com foco em segurança e tranquilidade.
  • Busque conversas abertas com pessoas de confiança sobre como você está se sentindo.

 

Lembre-se: pedir ajuda não é sinal de fraqueza, e sim de cuidado.

Veja mais notícias

Olá Cooperado!

Para acessar sua conta você deve clicar no link abaixo. Após acessar você deve informar seu CPF e SENHA. Pronto!

Você já está na “Área do Cooperado”.

Caso o CPF digitado não seja localizado, entre em contato com a cooperativa pelo e-mail: cooperbombril@cooperbombril.com.br